|
CIDADES DE GOIÁS, PARÁ E MINAS GERAIS
MAIO - JUNHO -JULHO 1989
Aproveito o fim do período sabático par fazer novas e contínuas viagens profissionais e de lazer.
Andei por Caldas Novas (GO). Inúmeros edifício, condomínos de luxo e hotéis, erguem-se em ruas sem qualquer infra-estrutura urbana. Uma cidade interiorana com ares sofisticados, em uma clima de especulação e improvisação.
Goiânia continua verticalizando-se, vertiginosamente.
Pirinópolis acorda de seu sono colônia e trepida em campeonatos de canoagem, de motocross, com rapazes da burguesia goiana e “gatinhas” avançadas em seu passeio dominical.
Voltei também a Belém (Pará). Chuvas de “inverno” enchendo as ruas em rios repentinos. Novos espigões concorrem com os velhos sobradões.
Saí de carro, na direção de São Paulo. Carlos Alberto acompanhou-me, compartilhando as horas e horas de estradeio cansativo.
[ Voltei também a Belém (Pará). Chuvas de “inverno” enchendo as ruas em rios repentinos. Novos espigões concorres com os velhos sobradões. ]
Saímos de carro, na direção de São Paulo. Carlos Alberto acompanhou-me, compartilhando as horas e horas de estradeio cansativo.
Pernoitamos em Uberaba (MG), hoje com silhueta cosmopolita.
Pernoitamos em Uberaba (MG), agora com silhueta cosmopolita. Entramos nas cidades do percurso: Araguari, Uberlândia e, depois de Uberaba, em Orlândia, buscando cartões-postais para a minha imensa coleção.
 |
A velha igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário, em RIO CLARO, há anos, conserva a placa de restauração do SPHAN, mas as obras permanecem paralisadas, por falta de verbas.
****
Nosso bom amigo Padre Jamil, pároco de São João Batista, hospedou-nos na casa paroquial de Rio Claro.
Serviu-nos uma deliciosa sopa com torradas, e outras iguarias, vinho e doces caseiros inigualáveis.
Impressionante foi ver a coleção de postais que ele desenvolve. São cinco arquivos metálicos e centenas de álbuns contendo milhares de postais de todos os temas.
Em Campinas (SP) ficamos 3 dias, assistindo a inauguração da Biblioteca Central da UNICAMP, onde fiz uma palestra sobre bibliotecas universitárias brasileiras e norte-americanas, e montamos uma exposição de postais antigos da cidade.
Com as amigas Leila e Bel saímos várias vezes para jantares, almoços e atividades de todo tipo. Inclusive a um animado “fondue” de despedida.
|